APOIO











IPREDE


O IPREDE fundado em 1986 como Instituto de Prevenção da Desnutrição e da Excepcionalidade, começou sua trajetória histórica em consonância com a necessidade de prevenir e tratar crianças com desnutrição infantil até a atualidade de investimento na primeira infância, passando a denominar-se Instituto da Primeira Infância.
Na década de 80 no Estado do Ceará havia uma realidade onde apenas 100 crianças em cada mil nascidas tinham possibilidade de alcançar um ano de idade e onde 30% das crianças desnutridas tinham sequelas de crescimento. Passado os anos a situação mudou bastante, o índice de desnutrição infantil é residual, entre 6% e 7% e taxa de mortalidade abaixo de 20 por cada mil nascidos, provocando que a instituição evoluísse na sua missão.
Entendendo a responsabilidade com a causa da criança e o compromisso ético com a sociedade, o IPREDE deu um novo passo, tornando-se um centro de referencia sobre a primeira infância, um espaço de produção, ensino e divulgação da temática para a sociedade em geral. O Instituto desenvolve programas, projetos e serviços em articulação com os diversos setores da sociedade, com fins públicos, foco na nutrição e desenvolvimento na primeira infância, bem como trabalha na geração e disseminação de conhecimentos técnico-científicos a partir dessas experiências adquiridas, a produção e promoção da cultura e da arte como instrumento de conscientização e valorização do cidadão.

Presidente
Sulivan Mota
sulivan.mota@iprede.org.br
Vice-presidente




NUTEP


O Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce - NUTEP - é uma instituição sem fins lucrativos, de direito privado, constituído sob forma de associação que funciona no Complexo Hospitalar da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará – UFC. É regido por um estatuto que estabelece as diretrizes de funcionamento da instituição. Tem títulos de utilidade pública municipal, estadual e federal. 

Promove atividades docente-assistenciais na área de desenvolvimento infantil, funcionando como um centro de referência para o atendimento às crianças com condições de risco para distúrbios do desenvolvimento neuropsicomotor ou com patologias já definidas. 

Ocupa uma área de aproximadamente 800 m², na unidade de pacientes externos do Serviço de Pediatria da Universidade Federal do Ceará. O NUTEP presta assistência à crianças de 0 a 8 anos de idade e suas respectivas famílias, atendendo em dois turnos de quatro horas (manhã e tarde), através de convênio com o Sistema Único de Saúde - SUS.

Possui um quadro de 48 funcionários incluindo os setores da área administrativa e a equipe técnica especializada, multidisciplinar. Para atender às inúmeras demandas assistenciais das crianças acompanhadas na instituição, o NUTEP disponibiliza vários serviços especializados que, mesmo trabalhando de forma integrada, desenvolvem atividades específicas de intervenção com as crianças e/ou respectivos cuidadores. Além disso, através do Centro de Estudos, disponibiliza atividades acadêmicas de capacitação e investigação.

As atividades desenvolvidas na instituição estão pautadas numa Abordagem da Intervenção Precoce, entendida como "conjunto de ações postas a serviço da criança com transtornos ou desarmonia do desenvolvimento nas áreas motoras, sensoriais ou mentais e de suas famílias, tendo por objetivo máximo o desenvolvimento das capacidades físicas, sensoriais e sociais desde os primeiros momentos da vida".

O trabalho integrado da equipe de profissionais é norteado por princípios globais, dos quais destacamos: intervenção precoce em condições de risco e enfoque na realidade sócio-econômica, cultural e emocional da clientela e seus familiares. Assistentes Sociais, Médicos, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Fonoaudiólogos, Psicólogos e Pedagogos, conscientes da importância de diagnosticar e intervir precocemente nas condições de risco, têm trabalhado de forma integrada com a equipe de profissionais de outras unidades do Complexo Hospitalar da UFC, particularmente na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal da Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), iniciando a intervenção, já nesse período, nos casos de recém-nascidos de alto risco.


A Diretoria:
Presidente: Rita Maria Cavalcante Brasil
Vice-Presidente: José Walter Vasconcelos 
Diretor: José Lucivan Miranda 
Coordenadora Financeira: Lêda Maria da Costa Pinheiro Frota 
Coordenadora de Recursos Humanos: Ana Flávia de Lavor Porto 
Coordenadora Administrativa: Adrianna Teixeira Nunes 
Coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisas: Rita Maria Cavalcante Brasil

Gerenciador de conteúdo: Iago Caldas